Lockdoc
Lockdock é um projeto SaaS dedicado ao gerenciamento e armazenamento de documentos para processos de auditoria focado em segurança. Da criação de organogramas empresarias, até o fluxo de aprovação de documentos, Lockdock oferece uma solução centrada na segurança B2B.

Elevar a eficiência dos processos empresariais, enquanto estreitamos relações. Isso é #KeepRising
Lockdoc foi concebido para fortalecer a confiança na relação entre o departamento de auditoria e seus clientes, abordando não apenas necessidades latentes, mas também barreiras emocionais que comprometiam a percepção de transparência e segurança.
Sistema Lockdoc | Resumo do Projeto
Problema Identificado
Antes do Lockdoc, os profissionais de auditoria enfrentavam dificuldades para organizar e aprovar documentos de forma integrada. Além disso, barreiras emocionais, como a percepção de opacidade e insegurança, comprometiam a confiança dos clientes na capacidade da auditoria de proteger e gerenciar informações sensíveis.
Publico-Alvo
Departamentos de auditoria, consultorias e grandes corporações B2B que precisam gerenciar um volume elevado de documentos e demonstrar, de forma clara e segura, a integridade dos seus processos de auditoria.
Metodologia de Pesquisa
Aplicamos uma abordagem híbrida de UX Research, combinando técnicas qualitativas e quantitativas.
Estratégia
Baseamos nossa solução na ideia de “Segurança Transparente”, onde o design e a funcionalidade caminham lado a lado para transformar dados frios em informações visuais que inspiram confiança.
Ferramentas
Figma; UserTesting; Asana (para cadência com DEVs).
Resultados
Após a implementação, 75% dos clientes relataram sentir-se mais seguros e informados sobre os processos de auditoria. Os testes de usabilidade indicaram uma taxa de satisfação de 90% quanto à clareza das informações e à interface de usuário.
Storytelling do Projeto
Ferramentas ineficiêntes;
Barreiras emocionais;
O processo de Discovery nos revelou particularidades do projeto. As equipes de auditoria, não por escolha, utilizavam planilhas complexas e repositórios online para armazenar documentos sensíveis. Anteriormente, houve uma tentativa de construir um sistema que resolvesse tais questões técnicas. Porém, os processos de Discovery e de Concepção foram ignorados, não contemplando os fatores emocionais atrelados à naturezado problema.
“Já tentamos uma vez. Nossa solução caiu em desuso. Todo mundo voltou para o Excel, e não sabemos até agora o que houve.”
Em primeiro contato, o cliente revela que houve alto investimento para criação de um produto destinado a potencializar o serviço de seus clientes, mas que não houve adesão, muito menos retorno de investimento.
Sendo assim, além dos desafios naturais da demanda, uma resistência a mais estava presente: os clientes já estiveram em contato com uma tentativa, que não foi bem sucedida, ou seja, havia grande preocupação com a imagem da marca. Para nos aproximar, primeiramente, dos fatores relacionados à barreira emocioanal, realizamos uma série de entrevistas semiestruturadas com 20 auditores e gestores de risco, além de workshops com stakeholders internos e clientes, com o objetivo de sondar a situação atual interna e externa.
Entrevistas de Profundidade
Shadowing
Survey
Análise Heurística
Mapeamento de dores latentes
Padrões de comportamento
Fluxo de trabalho
Research Findings;
Problem Statement;


Os processos de auditoria são fundamentais para se garantir a conformidade com normas regulatórias e internas. No entanto, todo o processo é marcado por uma característica: insegurança.
Atualmente, quando o processo não é realizado manualmente, utilizam-se nuvens terceiras (Google Drive, One Drive) para o gerenciamento dos arquivos e documentos, o que dificulta o fluxo de trabalho dos auditores. Recuperar um arquivo torna-se laborioso, o versionamento torna-se demorado, o controle de devolutivas torna-se arriscado, impulsionando a insegurança de todas as partes envolvidas.
Auditores e gestores de risco de nossa organização precisam de um fluxo de aprovação de documentos mais ágil e centralizado, pois o processo manual atual gera atrasos e insegurança, comprometendo a eficiência operacional e a confiança dos clientes na integridade dos dados.
Ideação;
Organização;
Prototipação;








Métricas;
Take aways;
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Após a implementação, 75% dos clientes relataram sentir-se mais seguros e informados sobre os processos de auditoria.
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Os testes de usabilidade indicaram uma taxa de satisfação de 90% quanto à clareza das informações e à interface de usuário.
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Após formulário de emotional triggers emitido para 12 usuários aleatórios, a palavra "insegurança" se manteve em apenas 1 deles, sendo que as palavras "satisfeito" e "entusiasmado" foram as mais escolhidas.
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Não basta atender às demandas funcionais; é crucial incorporar elementos visuais que aliviem barreiras emocionais e transmitam credibilidade.
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A solução deve alinhar os objetivos técnicos e os objetivos estratégicos da área/corporação, com as necessidades emocionais dos usuários para fortalecer a confiança na marca Lockdoc.