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OneHub

OneHub é um megaprojeto corporativo concebido para revolucionar a gestão de consultorias, consolidando as informações empresariais dos clientes em um único lugar. Trata-se de um ERP modular, projetado para oferecer uma experiência integrada e holística para consultores e clientes, otimizando a gestão de processos estratégicos, financeiros, comerciais, entre outros, tudo isso sem o feeling engessados dos ERPs clássicos de mercado.
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protótipo
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Estudar as rotinas e comportamentos, unindo as descobertas com inteligência de dados que facilitam tomadas de decisão? Isso é #KeepRising

Com o crescimento acelerado de uma consultoria e a crescente complexidade dos projetos, tornou-se imperativo desenvolver uma solução que permitisse uma visão abrangente do desempenho dos clientes em suas diversas frentes de atuação. Além disso, era necessário modernizar a interação com os clientes, agregando valor ao negócio por meio da digitalização e da inteligência de dados.

OneHub | Resumo do Projeto

Meu papel

Atuei como Product Designer, UX Designer e UI Designer, liderando a concepção e desenvolvimento do OneHub, desde pesquisas exploratórias até a entrega dos módulos estruturados e funcionais. Assumi também a função de Product Owner, garantindo que as entregas seguissem uma cadência eficiente, alinhada aos objetivos estratégicos da empresa e às necessidades não atendidas de seus clientes.

  • Pesquisa & Discovery: conduzi pesquisas aprofundadas com consultores e clientes, explorando suas dores, motivações e necessidades.

  • UX/UI Design: prototipei e validei soluções no Figma, garantindo experiências intuitivas e alinhadas às necessidades do negócio.

  • Gestão de Produto: organizei as entregas no Asana, utilizando rituais do Scrum para alinhar o time de desenvolvimento e stakeholders.

  • Liderança Estratégica: negociei escopo e priorização de features com C-levels e lideranças da consultoria, garantindo impacto real.

Problema Identificado

O principal desafio do OneHub foi consolidar diversas frentes de atuação dentro de um ambiente modular e escalável, que interligasse dados estratégicos para melhor tomada de decisão. O que antes era administrado verbalmente, ou por meio de documentos sem inteligência, tornou-se estruturado e eficiente em um ERP.

Publico-Alvo

Dentro do setor de consultorias empresariais, analistas e consultores que valorizam escalabilidade, personalização, e relatórios em tempo real. Além disso, lideranças interessadas em interpretar o big-picture de seu negócio.

Metodologia de Pesquisa

Fundamentada no Design Thinking com elementos do Lean UX, foram utilizadas metodologias quali-quanti híbridas, sobretudo pesquisas comportamentais e design participativo, com o objetivo de explorar e mapear os principais incentivos, gatilhos e valores.

Estratégia

Cumprir com os pilares da excelência em experiência, entregando aquilo que cada perfil de usuário deseja, sem enrolação. Atender as necessidades do negócio principal por meio das características, contextos e compreensão dos fatores humanos associados aos fluxos.

Ferramentas

Figma; UserTesting; Notion; Asana; Premo; JSPlumb

Resultados

  • SUS score de 92 (B2C) e 85 (B2B2C)

  • 88% de conclusão em tarefas críticas (TSR)

  • 71% na Avaliação Heurística Aplicada (NAVIKAS, 2020)

  • Adesão de uso >90%

Storytelling do Projeto

Crescimento empresarial;

Tomadas de decisão imprecisas;

Partindo do processo iterativo e cíclico de descoberta, mergulhando apenas no Espaço do Problema, entrevistas de escuta ativa ancoradas em emoções colheram necessidades do negócio (assim como seus objetivos), necessidades dos usuários internos e externos (B2B2C). A NVKS utiliza uma metodologia de pesquisa que não apenas analisa o produto do ponto de vista de atender necessidades negócio, mas como o produto se portará perante ao mercado competitivo e como que os objetivos corporativos serão contemplados pelos resultados do produto.

O pensamento do produto pelo produto, classifica uma interação pouco explorada. O produto pelo comportamento tange oportunidades muitas vezes não previstas.

A NVKS trabalha com produtos e serviços digitais de forma que venham a se tornar hábitos dissolvidos no dia a dia.

Revelou-se como necessidade primordial a construção de um sistema que ajudasse na tomada de decisão baseada em dados, reduzindo o esforço de colher e interpretar esses dados. Portanto, rotinas de entrevistas e análises proativas foram definidas para acompanhamento de perto. Uma característica em comum das personas definidas foi o interesse por gráficos e dashboards. Muitos colaboradores e clientes compartilhavam gráficos criados no Excel para apontamentos rápidos e outros utilizavam o BI para reuniões mais detalhadas

Benchmarks & Requisitos;

Modelo mental e Nielsen;

Rascunhos
Rascunhos
Wireframes
Wireframes

Compreender as rotinas e hábitos, associando-os com benchmarks e padrões de mercado é sempre um caminho indicado para criar produtos que estejam dentro do modelo mental dos usuários/clientes. Durante os processos de definição e ideação, diversas entrevistas e rascunhos aconteceram para melhor alinhamento sobre as direções estratégicas do ERP.

O processo criativo, iterativo e cíclico do Design Thinking deve ser difundido como cultura, por toda equipe do produto, principalmente aos desenvolvedores, que participaram ativamente das reuniões de requisitos.

Design System;

UI Guidance;

mockup
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design system
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Versão Final;

Métricas;

Takeaways;

Com uma abordagem meticulosa e iterativa, orquestrei a elaboração de user stories detalhadas, sincronizadas em ciclos ágeis pelo framework Scrum, culminando na definição e validação de um MVP robusto. Ao longo de mais de 365 dias, planejei e executei releases estratégicas, cada uma meticulosamente acompanhada para assegurar que o produto não apenas refletisse com precisão a fidelidade dos protótipos concebidos no Figma, mas também incorporasse o branding da empresa e alcançasse os objetivos de negócios. Sustentadas por rigorosas avaliações de QA, as entregas resultaram em uma experiência de usuário de impacto, com usabilidade otimizada e eficiência excepcional (algo que se espera em uma transformação digital), proporcionando aos usuários maior precisão e satisfação em suas atividades de tomada de decisão.

protótipo
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  • A pontuação SUS aumentou de 70 no protótipo inicial para 85 no design final;

  • A taxa de conclusão de tarefas subiu de 60% para 90% após várias iterações;

  • O tempo médio para concluir a tarefa principal foi reduzido de 94 para ~71 segundos;

  • A acessibilidade foi aprimorada de WCAG 2.0 A para WCAG 2.1 AA;

  • 85% dos usuários descreveram o novo design como "muito intuitivo" em feedbacks qualitativos. E 100% deles votaram na opção "totalmente aprimorada" em uma pergunta sobre a experiência de realizar as tarefas do dia a dia;

  • O número de usuários ativos diários aumentou em 20% após o lançamento.

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