top of page

Currículo

Objetivo Profissional

UX/UI Designer; Product Designer

Resumo Profissional

Profissional graduado em Ciência da Computação, mestre em Design de Interação e especialista em UX Research com experiência em produtos e serviços digitais, colaborando com múltiplas empresas e instituições educacionais para construção de estratégias de negócio voltadas ao UX. Domínio das competências de UX/UI design, Product Design, Product Owner, Design Research, customer experience, ciclo de vida estratégico de produtos e business intelligence, além de seus periféricos, como Discovery, prototipagem, análise de requisitos, entre outras. Capacidade analítica e de resolução de problemas fomentadas pelo intraempreendedorismo, inovação, engajamento, oratória e storytelling, facilitando a execução de projetos com desenvolvedores.

Educação

Toronto School of Management
MBA em UX Management e Inovação em Design (2024 – atualmente)

 

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Mestrado em Computação Aplicada, Design de Interação em Sistemas Interativos (2022 – 2024, completo)

 

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduação em Ciência da Computação (2016 – 2020, completo)

 

Mérito 1: publicação internacional de artigo científico autoral, aprovado pela Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), sobre UX Research e testes de usabilidade com e sem usuários, com o título: The Experience of the Elderly in Using Applications: Case Study of a Banking Application

 

Mérito 2: criação de um modelo prático, voltado ao mercado, para avaliação de acessibilidade e usabilidade de sistemas digitais para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Experiência

Mackenzie Digital
Professor | março 2024 – atualmente

• Lecionar sobre os temas centrais e periféricos de Product Design, UX/UI Design e Visão Estratégica de Produto.

• Liderar mentes brilhantes ao mundo de produtos e serviços voltados à realidade de seus negócios.

• Criação de conteúdos didáticos únicos (multimídia), como apostilas, capítulos, apresentações, podcasts e avaliações.

 

NVKS
Owner | dezembro 2024 – atualmente

• Sócio-fundador da consultoria de UX e Inovação

• Responsável pela tração dos projetos voltados à UX/UI Design.

• Oferecer serviços de consultoria estratégica de Design Research, UX, UI e inovação.

• Oferecer workshops, treinamentos e certificados.

 

PWR Gestão
Product Designer | maio 2024 – dezembro 2024

Orquestrar o sucesso dos produtos, alinhando a visão estratégica da empresa com a experiência dos múltiplos usuários e a longevidade do produto.

• Disseminar e dar tração nas metodologias de design centrado no usuário (User Centered Design) nos processos da consultoria.

• Idealizar, desenvolver, implementar e testar interfaces de usuário (UI) e jornadas de usuário (UX) para produtos de planejamento estratégico.

• Criar wireframes, protótipos e fluxos de trabalho para garantir a usabilidade, modelos mentais, carga cognitiva e a experiência de uso dos produtos.

• Conduzir testes de usabilidade e pesquisas de mercado para avaliar a efetividade da experiência do usuário. • Criar e manter o Design System empresarial.

• Colaborar intimamente com a equipe de desenvolvimento para garantir que a implementação do design seja fiel ao protótipo, conduzindo o ciclo de desenvolvimento do produto.

• Manter o produto competitivo, atualizado sobre as tendências de design e tecnologias emergentes, costurando inteligência, contexto e aproveitamento de dados entre os produtos, fazendo ponte com funcionalidades alimentadas de IA (AI).

 

Mazars

UX Designer | nov 2022 – jan 2024

UX Research: conduzi diferentes técnicas e métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para design de produtos, identificando problemas de usabilidade através de testes com usuários; realizei pesquisas em todas as etapas do ciclo de desenvolvimento de produtos (foundational research, design research e post-launch research).

• Gerei métricas de usabilidade, acessibilidade e métricas para otimização dos índices de qualidade.

• Coordenei o projeto de aprimoramento da cultura corporativa, para aproximação da visão de experiência do usuário (UX) ao negócio, através do design centrado no usuário, aplicando-o em demandas e em plataformas previamente implementadas.

• Promovi melhoria das métricas de satisfação do usuário em aproximadamente 30%, através de metodologias de pesquisa com usuários, mapeamento de jornadas e design research. Apliquei princípios de design, princípios de usabilidade e guidelines de acessibilidade em telas, prototipações, wireframes, documentação de UI, promovendo navegação intuitiva e inclusiva.

• Realizei atividades que envolveram: apresentações dinâmicas para diretoria, desenvolvedores e partes interessadas; business case; análise competitiva; escrita e adequação de documentações e comunicações textuais (UX Writing), engajamento entre equipes de design e desenvolvedores; rituais ágeis (SCRUM).

 

Accenture
Analista de Produtos | nov 2020 – nov 2022

• Construção e administração de relações com clientes e parceiros de negócio para expansões estratégicas, ajustes e pesquisa.

• Investigação e pesquisa de pontos de dor, documentando falhas de processos nas jornadas de usuários. De maneira colaborativas, projetei medidas corretivas, resultando na diminuição de 25% dos acionamentos da equipe de suporte.

• Mapeei processos para identificar oportunidades de melhorias, alinhando-as com requerimentos dinâmicos junto à equipe ágil, transcrevendo-as em linguagem prática para os desenvolvedores.

• Desenvolvi melhorias em um ERP voltadas ao usuário final, através da análise de dados de sistemas de gestão de clientes.

Randstad
Analista de Produtos | fev 2019 – nov 2020

• Colaborei com uma equipe multifuncional para o sucesso da elaboração do projeto de uma ferramenta nacional de gestão de requerimentos. O projeto envolveu todas as etapas do ciclo de desenvolvimento de produto, com pesquisa de usuários, ideação, design, prototipação e testes com usuários, apoiando também o pós go-live.

• Contribuição com o Product Owner, participando dos rituais ágeis, atuando na construção das histórias e no planejamento das sprints.

Experiência em Projetos

NVKS
Onehub | Micro-ERP para consultorias

• Conduzi sessões de Design Thinking para alinhamento das necessidades empresariais com a transformações digital do cliente. Onehub é um projeto de um micro-ERP descentralizado, inspirado nas atividades diárias das consultorias para que as tomadas de decisão sejam baseadas em dados vivos de seus clientes. Idealizado do zero por mim e por uma equipe de desenvolvedores talentosos, Onehub é o conjunto de inúmeros processos de Discovery, análise contextual, prototipação, testes de usabilidade e inovação.

 

Freelancer

Aplicativo PraJá | Aplicativo para exploração da culinária informal de rua

• PraJá é um aplicativo que conecta pessoas à culinária informal de rua, apresentando opções úteis aos consumidores e introduzindo uma frente de comunicação aos proprietários de lojinhas e barraquinhas que não estão mapeadas em aplicativos de entrega de comida, dando visibilidade ao seu pequeno negócio. Fundamentado em todas as etapas do Design Thinking, fui responsável por pesquisar, definir, projetar, prototipar e testar todo o aplicativo, de ponta a ponta, incluindo toda UI, no Figma.

 

Confidencial

Software de Auditoria | Solução personalizada para processos de auditoria

• Em uma das experiências de trabalho fui responsável pela criação de um software corporativo dedicado à gestão de documentos para os processos de auditoria de clientes. Através do alinhamento dos stakeholders, e de entrevistas com colaboradores e clientes, realizei o design de toda a plataforma no Figma, criando um Design System do zero para a equipe de desenvolvimento. As entregas aconteceram a cada duas semanas, seguindo o Scrum e o backlog do produto era também administrado por mim. Conduzi entrevistas, realizei pesquisas de usabilidade, fiz reports e apresentações para diretoria e conduzi o processo de desenvolvimento.

 

Apple Academy

Aplicativo Fisiobem | Design Thinking and Usability Standards

• Fui responsável pelas fases de UX Research numa pesquisa acadêmica, cujo objetivo foi a construção de um software que auxiliasse indivíduos em processo de recuperação muscular. O objetivo foi realizar o Design Research que identificasse como promover a melhor eficácia através da empatia, critérios de usabilidade e acessibilidade, reduzindo as barreiras multidisciplinares da Computação (UX) com a Fisioterapia. Através do Design Thinking, foi planejada a pesquisa, cujos resultados impactaram o writing, fluxos e jornadas do usuário. A realização de testes de usabilidade quali-quanti, fundamentadas em uma documentação profissional de pesquisa, sintetizou a experiência na qual tanto o indivíduo quanto o profissional da saúde teriam. O resultado foi a aceitação do projeto, em que as métricas de UX apresentaram 92% de eficácia e 78% de satisfação.

Habilidades

• Idiomas: inglês fluente

• Hard skills: Figma; Sistemas Interativos; Arquitetura da Informação; Estratégia de UX; Design Thinking; Ciclo de Desenvolvimento de Software; Product Owner; Design centrado ao Humano; Levantamento de Requisitos; Design System; Testes A/B; Teste de Usabilidade; Avaliação de usabilidade; Avaliação Heurística; Interação humano computador; User; Frameworks; UX Research; UX Writing; Usabilidade; Acessibilidade; Governança de TI; Docência; Discovery profundo; Análise produto mercado;

• Soft skills: liderança; oratória; atitude positiva; comunicação engajadora; colaboração; organização de recursos e tempo; adaptação ágil; people-driven;

bottom of page